quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Politica - Caos ou solução?

Fiquei muito tempo sem postar, tinha perdido a esperança desse blog dar certo, mas como dizem: “A esperança é a última que morre.” e agora retomei com tudo e irei fazer isso dar certo. A seguir um tema polemico; POLÍTICA!

Uma sucinta historia sobre a política:

O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo.O Estado brasileiro é uma federação, pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos.


Bom, todos nós sabemos que nessas eleições de 2008, cada cidade escolherá seu prefeito e seus vereadores. Abaixo, uma explicação.


O Prefeito é o administrador do município, ele desenvolve certas funções, chefia o poder executivo em simetria aos chefes dos executivos da União e do estado. O prefeito, como representante do executivo, tem por dever auxiliar os habitantes da cidade na sua sobrevivência. São obrigações dele sancionar e revogar leis, vetar projetos inconstitucionais ou que não sejam de interesse público, nomear ou demitir servidores, acompanhar a execução dos programas e fiscalização da aplicação dos recursos. A principal função do prefeito é zelar pelo bem estar dos cidadãos de seu município.


O vereador, de maneira geral, é o representante do povo. No exercício desta função, o vereador é o fiscal dos atos do prefeito na administração dos recursos do município expressos no orçamento. O vereador também faz as leis que estão dentro de sua competência e que tornem a sociedade mais justa e humana, e analisa e aprova as leis que são de competência da prefeitura, do Executivo. Em resumo, o vereador recebe o povo, atende as suas reivindicações e é o mediador entre o povo e o prefeito.

Após todas as informações fornecidas acima, só reforça o que nós cidadãos informados já sabíamos, Prefeito e vereador são posições de extrema responsabilidade e cabe a nós escolhermos os mais preparados, para quem sabe o nosso sonho de mundo melhor poder se efetivar.


Nós todos sabemos que muitos políticos de má índole se aproveitam da ingenuidade e falta de informação do povo mais carente e oferecem alimentos, roupas, melhoras na comunidade e outras coisas em troca de voto, seja essa troca subentendida ou direta.Cabe a nós, parte esclarecida e bem informada da população, saber votar no candidato certo, muitas vezes é difícil de ser escolhido, pois hoje em dia não se sabe em quem confiar. Pesquise e se informe, vote consciente,porque afinal de conta são de pequenas ações que se fazem grandes mudanças.Aproveitem(alguns) a chance do segundo turno e na próxima eleição faça sua parte desde o começo.


Contribuam, com suas opiniões. Desde já obrigada.

11 comentários:

.:Fadinias:. disse...

Na minha cidade , o exemplo dessa eleição não foi o melhor , todos os candidatos começaram a atacar a vida privada uns dos outros , e foi um grande circo , o que fez com que grande parte da população perdesse o pouco de esperança que restava pra politica ... :/

Antonoly Maia disse...

Atualmente a política está mais para caos do que para solução.

Mariana disse...

Acho que todos estão perdendo esperanças quanto à política! Aqui no nosso país tá cada vez mais virando um caos!

BMV disse...

Na minha cidade, nada passou de um ataque.
Na política os candidatos confundem defesa com golpe baixo, e o horário eleitoral passou de ruim para intragável.
Eles esquecem do povo (a maioria que precisam deles) para entrarem numa guerra desnecessária.

Anônimo disse...

Politica é caos como no Brasil. Agora politica no Japão é solução e sabe pq? Eles levam a série. Aqui no BRasil, descobriram que não fazer nada, da mais dinheiro que fazer muito. Para que arrumar caos para eles, deixe que o povo fiquem com o caos e eles ficam com as soluções para as vida deles.

Anônimo disse...

O que a gente não pode é perder a esperança...

Rafadu disse...

Na minha cidade estavam perseguindo o Padre por que ele não apooiu candidato.

O povo também não sabe usar um direito dele ao seu favor ¬¬

Unknown disse...

Ainda bem q aqui em Curitiba não vai ter segundo turno! Se não, eu teria d ter d trabalhar como Presidente d Mesa d novo...
Passa lá no meu blog tb:
http://blogdapattyandrea.blogspot.com

Anônimo disse...

Ah! meus candidatos venceram. Vou ficar na cola deles! [eles não perdem por esperar. muahuahua ;D]
obs: te add no msn :*

Larissa disse...

excelente proposta de blog... não desista dele.!!! A internet precisa de coisas desse tipo... sobre as eleições, não houveram novidades... muito dinheiro envolvido, baixarias e pessoas que votam em vereadores e nem sabem seu nome ¬¬ ... abraço o.o/

Wislley costa disse...

no brasil existe uma democracia de faixada na verdade quem manda é quem tem dinheiro!!!e a população por não ser intruida é manipulada por aueles que o tem!!acho que o brasil deveria adotar outro sistema de governo(o anarquismo por exemplo)!!!
ei parabéns pelo blog amigo,está otimo!!dá uma olhada no meu vlw!!!