terça-feira, 21 de abril de 2009

CIDADANIA

Jurei que ia postar mais aqui, mas quando a força de vontade chegou, meu computador começou a dar problemas com contas GOOGLE. Mas agora ele estabilizou.

Esse texto que eu estou postando, foi um texto de um fanzine sobre cidadania que eu fiz... 70% são minhas palavras e 30% pesquisa(dados e estatísticas).O nome do texto é "Cidadania no Brasil"





"A cidadania no Brasil é estabelecida da seguinte forma: muitas idéias e palavras com pouca eficácia.
Cidadania sempre esteve fortemente atrelada à noção de direitos, e na constituição brasileira existe direitos ligados a liberdade, segurança, consciencia, instrução, justiça e outros do genero. Mas de um forma sincera, não é o que vemos, vemos o descaso, o não cumprimento das funções cabiveis aos parlamentares, a falta de seguranças em bairros e ruas, a falta de infraestrutura, falta de saude, com toda a certeza, falta na verdade o cumprimento da cidadania, da democracia.Sabemos que o Brasil é um pais de terceiro mundo, e na verdade o que é terceiro mundo? Terceiro Mundo de acordo com a Teoria dos Mundos é uma designação genérica usada para designar nações de economia subdesenvolvida ou em desenvolvimento.Portanto de certa forma, isso explica o baixo indice da população geral em compreender, aceitar e praticar as ações competentes a cidadania.
Quando se fala em cidadania vem a cabeça um legado de direitos, mas na verdade não se atribui somente esse conceito.Para o aproveitamento de tais direitos se faz necessario o cumprimento de deveres impostos pela sociedade,por exemplo : para se gozar de uma estrada em condições perfeitas, de uma saúde impecável, de iluminação e escola pública boa qualidade, é necessario o pagamento de impostos cobrados pelo governo(deveres),a preservação dos tais e muitas vezes ajuda da comunidade, ou seja, “os direitos” não são privilégios, são na verdade contribuições dos serviços que prestamos, então temos por dever o direito de ter direitos e também o dever de participar comutativamente da sociedade para podermos melhorar cada vez mais a nossa cidadania, pois a constituição já foi realizada.
Em busca de uma possibilidade de cidadania plena, não se pode esperar que esta só seja possível em uma sociedade imaginária e perfeita. Cidadania plena, como uma instituição de proteção e efetividade das garantias mínimas a cada indivíduo e à coletividade, deve ser construída mesmo em contextos de desigualdade social, econômica, ou cultural. É, na verdade, um grande esforço na superação das sólidas barreiras, fundada na melhoria da qualidade de vida de determinado povo. Infelizmente o Brasil é um dos líderes de uma triste estatística: é um dos países que mais concentra renda em minoritários seguimentos sociais em todo o mundo, gerando uma desigualdade que separa milhões de brasileiros em quesito social.Obviamente, tal ambiente representa um difícil obstáculo à eficácia das garantias asseguradas pelo ordenamento jurídico pátrio a todos os brasileiros. A desigualdade brasileira é a grande geradora da violação dos direitos humanos no país, colocando certos indivíduos sob condições abaixo do mínimo aceitável à dignidade humana.

Ética é um conjunto de regras de conduta.Cidadania e ética vivem em um paralelo, mas como podemos estabelecer cidadania em um pais obsolescente a ética?Teoricamente fala-se muito em ética e cidadania no processo de ensino e aprendizagem, e de como as instituições de ensino devem ter por objetivo a construção de cidadãos participativos e conscientes dos seus deveres e direitos para com a sociedade. A ética não é apenas uma teorização do agir moral, ela é uma prática que está vinculada diretamente à ação humana na sociedade. Logo, ela é vivenciada em contextos diferentes na sociedade, como por exemplo, no político, no social, no econômico e no educacional. Assim, contribui de uma forma abrangente no que se refere a uma perspectiva coletiva e não puramente individual. O acesso ao conhecimento e às habilidades constitui parte do processo de formação humana na educação, o que não deve ser confundido com a totalidade do processo. A ética inserida na educação desenvolve no indivíduo a capacidade de estabelecer relações entre esses conhecimentos e habilidades, orientando-o para a prática da cidadania. Finalizando, entende-se que o ser humano tem seu caráter e sua moral formados desde pequenos, então os valores éticos e de coletivismo devem ser incorporados na educação, pois conscientizando uma criança hoje, é formar um adulto de amanhã e consequentemente uma sociedade de amanhã.
Em forma de conclusão, não há uma fórmula pronta para tornar um povo, massacrado pela desigualdade, engajado socialmente e politicamente. No entanto, medidas iniciais precisam ser lançadas. A cidadania efetiva é possível no Brasil, mas dependerá da reunião de fatores de transformação. Algumas iniciativas legislativas, como o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1.990) e o próprio texto constitucional são exemplos que, mesmo em uma sociedade tão confusa e iníqua, podem prosperar ideais básicos fundamentais à proteção do cidadão, seja qual for o papel que ele esteja exercendo. Outro exemplo de esperança são os movimentos populares que são observados por alguns com um olhar de crítica mas representam de certa forma a união da nação. Essas iniciativas populares tornaram-se responsáveis por acirradas discussões e, muito provavelmente, obrigará o restante da sociedade a diminuir sensivelmente o nível de desigualdade social observada, especialmente no que é referente à concentração de riqueza da mão de poucos. Conclui-se que há futuro para a cidadania brasileira. Resta-nos, portanto, continuar seguindo, superando as etapas, frisando-se que a opção por um texto constitucional assegurador do Estado Democrático de Direito foi válida e deve prevalecer. Todas as possíveis conquistas futuras dependerão da manutenção e aperfeiçoamento da alternativa democrática. Logo, compete não só ao governo, mas a todos, a salvaguarda da aludida escolha." Mundo em Debate





Espero que tenha gostado, obrigada pela leitura e comentem! :)

2 comentários:

BMV disse...

Me desculpem se tiver algum erro de português mas é que digitei rápido e meu word não colocou alguns acentos.Obrigada e Comentem!

¢αяιиα * disse...

:D
Só agora vi o meu blogger.. anos depois também!
Nossa, você escreve muito bem!
E com razão mesmo!
Seria bom se todos fizéssemos cada um a nossa parte nesse mundo (ou nesse país mesmo né), mas também dependemos da política lá em cima e da união de todos!
^^